Tuesday, May 11, 2010

Arrogância

Começo por dizer o seguinte:
A arrogância não é de todo má. Num rapaz ou homem que tenha razão para a ter, pode ser de certa forma charmosa. Numa rapariga fá-la parecer cabra (não há mesmo outra palavra). Numa mulher, acho que recupera o charme, caso ela tenha mérito para a arrogância.
Fora o aparte, vou procedo à depreciação.

Tenho pouca paciência. Sou bastante calmo, mas paciência nem a tenho muita. Perco-a com facilidade, apenas me sei acalmar rapidamente.
Well, pessoas arrogantes irritam-me, no geral, e por diversas razões. Tenho parte dentro de mim que é arrogante também. Talvez a única parte de mim que ainda aceita e tolera elogios, já que todo o meu resto sofre de auto estima miserável. De qualquer das formas, é uma parte que habitualmente não se manifesta, e quando o quer, eu afasto. No entanto, pessoas arrogantes "picam" essa minha parte arrogante.
Pessoas arrogantes com o mérito para o serem, recalcam ainda mais a minha arrogância própria. Ou seja, fazem-me sentir ainda mais miserável que o costume.
Pessoas arrogantes com pouco ou nenhum mérito, quase forçam a minha parte recalcada a sobressair. De certa forma, fazem com que me apeteça usar o máximo dos meus argumentos para provar sem sombra de qualquer indescritível dúvida que sou melhor que eles, nalgum ou simplesmente em todos os aspectos do seu carácter individual. E o pior? O pior é que me sinto mal por achar momentaneamente que sou superior a essas pessoas. Quando a maioria das vezes o sou mesmo.


Há quem diga que a arrogância é simplesmente uma defesa contra a tortura da sociedade em geral. Que porra de defesa mais irracional. Eu, que já ando só e abandonado, decido tornar-me arrogante para afastar ainda mais as poucas pessoas que decidam tentar uma qualquer ligação a mim. Onde está o sentido nisso?
Depois há aquelas pessoas aparentemente inofensivas quando não estão no seu elemento ou simplesmente estão mais abertas ao mundo exterior. Quando voltam à sua zona confortável ou ao aconchego da clausura psicológica, a arrogância ataca. De formas tão intensas que chega a provocar repulsa. Se se acham tão inteligentes, usem a racionalidade então para controlar a pseudo revolta e não usar arrogância escusada para se defenderem.
Acho ainda que toda a gente fica mais interessante com um pingo de humildade bem colocado. Ou simplesmente encharcado desta.

Humildade e resignação. E não esquecer que maior parte das vezes um sorriso superioriza mais um ser humano do que milhares de argumentos erróneos, desesperados e repletos de arrogância injustificada.



Conheço algumas pessoas que se divertiriam a contrariar-me na totalidade deste post. E provavelmente se divertirão.

Cya

2 comments:

  1. Arrogância é sempre achar-se maior do que se é. Não podes ser arrogante com razão.
    Weeeeee, isto foi divertido :D

    Agora a sério, concordo plenamente contigo. Arrogância como auto-defesa apenas cria mais arrogancia, se é que isso faz sentido.
    Anyway, eu sou arrogante, tu és arrogante, somos todos arrogantes, arrogancia é má, the end.

    ReplyDelete
  2. Not always, a arrogância é apenas falta de humildade, não é necessariamente achares-te melhor do que és. Portanto podes ser arrogante com razão. Ou melhor, com motivos para o ser.

    Toda a gente é arrogante once in a while. Há quem o seja cronicamente. That's what sucks

    ReplyDelete