Friday, April 16, 2010

Análise social: estereótipo e preconceito

Aceito toda a gente. De uma forma ou de outra, aceito. São muito raros os casos em que me causa aversão a companhia de alguma pessoa. Não quer dizer no entanto que eu aprecie falar com toda a gente ou que sequer deposite a minha confiança em quem quer que seja. Aliás, essas pessoas com quem me dá prazer falar e em quem confio são bastante raras, isto porque se for a ver, sou uma pessoa muito preconceituosa, que analisa as pessoas e as divide por grupos. E a partir daí vejo que tipo de ligação posso ter com cada indivíduo.
Quando conheço alguém, a primeira impressão é importante, mas não algo fundamental. Já foram várias as pessoas de quem desgostei ao início e acabei mudando radicalmente a minha opinião. Infelizmente, já foram bastantes também os casos em que o contrário aconteceu. Tenho parâmetros base para "classificar" as pessoas, para tentar prever a sua personalidade e qual a qualidade que as nossas conversas terão. Uso isso também para tentar perceber se uma pessoa me iria aceitar, porque apesar de tudo eu próprio sou uma pessoa muito complexa e não fácil de ser apreciada.
Obviamente, tento procurar gostos em comum. Destaca-se aqui a música. O gosto musical é para mim algo fundamental para me ligar a alguém. É-me muito complicado gostar de alguém quando tenho algum tipo de aversão ao que este ouve. No entanto, devo falar mais profundamente sobre isto noutro post.
Outra coisa fundamental é se lê. São poucas as vezes em que alguém me desilude mais do que ao dizer que não gosta de ler. E quase me dá nojo alguém que odeie a leitura. Tipo de linguagem que usa, quantidade de abreviaturas, ortografia, é algo que me ajuda também na "análise".
E agora, um dos aspectos principais é a timidez de alguém. Não tenho nada contra gente social e extrovertida, nem me faz gostar menos deles. Mas é comum eu acabar adorando alguém tímido e com poucas amizades, sendo uma das "qualidades" (para mim at least) que mais aprecio.
São bastantes outros pequenos pormenores e detalhes que me fazem mudar a opinião que tenho quanto a alguém. Gosto de analisar, e faço-o profundamente.
Normalmente quando acho que conseguiria criar uma ligação com alguém, não me engano. Foram muitos anos de desilusões, traumas até, que me fizeram criar um bom instinto para as pessoas. Tanto fui rejeitado que acabei eu mesmo a evitar gente antes que mo fizessem a mim. E até agora tem dado resultados agradáveis.

Falta referir no entanto que daquelas condições que normalmente são associadas à rejeição e descriminação eu devo ligar a poucas ou nenhumas. Não me interessa a cor de uma pessoa, o que veste, a sua riqueza, a sua beleza, a forma como anda, fala ou respira. Só me interessa o seu interior e quão bem combina com o meu.


Bem, nos próximos posts devo explicar melhor cada um dos "parâmetros" que uso ao analisar pessoas, de uma forma mais interessante do que fiz com este. Às pessoas que lerem isto, que não devem ser muitas, queria pedir para deixarem um comentário com a sua opinião acerca deste assunto. Obrigado!



Cya later

3 comments:

  1. Heh. Consegues mesmo prever o futuro com uma pessoa baseando-te na sua personalidade ou gostos, ou é apenas uma projecção do que gostavas que fosse?
    E seja como fôr, posso imaginar o que quer que seja com quem quer que seja, que sei que isso não vai acontecer. Porque as pessoas mudam.
    E, já agora, Franz Ferdinand ftw.

    ReplyDelete
  2. Não se trata de prever o futuro mas conseguir fazer uma ideia de como a pessoa vai agir e pensar. As pessoas mudam mas não mudam de forma instantânea e eu estou a falar de analisar essas pessoas no momento em que as estás a conhecer. Não no meio de uma amizade. Porque sim, as pessoas mudam, e as amizades acabam.

    ReplyDelete
  3. esses critérios em que te baseias são a tua defesa. Mas não te esqueças que nem tudo é possivel regulamentar! Embora eu concorde que "nao se ama alguem que nao ouve a mesma canção"

    ReplyDelete