Saturday, April 17, 2010

Incongruências das belas palavras

Hoje em dia recusa-se o belo e o artístico pela sua falta de funcionalidade. Não se sabe apreciar a beleza de um poema, das suas rimas, da sua melodia, da sua complexidade, se este pouco ou nada transmitir de objectivo ao leitor. Porque não? Na minha vida, alguns dos escritos mais lindos que já li eram complete nonsense. Eram lindas palavras encadeadas com palavras lindas para formar versos ou frases lindos que acabavam em mais pura beleza. Se completei a leitura mais culto ou inteligente? Não. Mas decerto saí com um sorriso na alma.

Outra ocasião de uma incongruência é quando as palavras são belas mas nada mais transmitem que uma ideia errada da realidade. Uma mentira. Algo apenas incorrecto.
Nestes casos eu chamaria de sabedoria da inspiração. Não sei, palavras que na altura a inspiração e a beleza as levaram a ser escritas. E no fim da sua escrita, umas vezes fazem sentido e estão correctas. Outras vezes só o fazem e só o estão para poucas ou nenhumas pessoas.
E dentro dessas vezes em que para nós não estão correctas, custa a crer que algo que é tão belo e nos saiba tão bem ouvir ou ler é vazio de significado. Não é, no entanto, razão para rejeitar a sua beleza.


Gostaria de formar alguma conclusão com isto. Mas não o irei fazer. É apenas algo de que me lembrei hoje enquanto lia algumas reflexões de Fernando Pessoa. Não encontrei nonsense nele, apenas algo muito belo e muito correcto, à excepção de um único textinho, que foi o que me levou a reflectir e escrever isto. Concluam como quiserem e comuniquem-me a conclusão, gostaria de ler.

Bye!


1 comment:

  1. O non-sense acaba por *ser* a Arte. O que sera a Arte senao creatividade ao servico da beleza? Nao e preciso ser funcional(o "telefone lagosta" prova isso). Nao e preciso ser belo(o suprematismo geometrico prova isso). Nem e preciso creatividade, nem qualidade tecnica (o deviantart prova isso).
    Tudo e o que quisermos.

    (btw, desculpa os acentos, tou a escrever num computador britanico)

    ReplyDelete